Com uma vasta e diversificada programação, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior realizou durante toda a manhã deste sábado dia 14 de outubro, o Dia “D” do diabético. A programação inclui várias atividades visando envolver as pessoas com idade acima de 40 anos ou com casos hereditários de diabéticos. Palestras, exames de glicemia, aferição da PA, orientação com nutricionista, sorteio de camisetas e kit alimentos-saudáveis fizeram parte da programação que aconteceu no pátio da prefeitura municipal. Profissionais da vários setores da Saúde como PSF, NASF, ACS, entre outros estiveram presentes.
Nesta sábado se comemorou em todo o mundo o dia mundial do diabético. Com o tema: “Diabetes: Educar para Prevenir”, a campanha quer chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com diabetes.
Para as pessoas com diabetes, esta é uma mensagem sobre o poder de informação através da educação. Para profissionais de saúde, é uma chamada para melhorar o conhecimento, de modo que as recomendações baseadas em evidência sejam colocadas em prática. Para o público em geral, é uma oportunidade para entender o impacto do diabetes na saúde e saber, na medida do possível, como evitar ou retardar o aparecimento do diabetes e suas complicações.
A Diabetes é uma doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características.
O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves conseqüências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente. Nos dias atuais se constitui em problema de saúde pública pelo número de pessoas que apresentam a doença, principalmente no Brasil.
Fonte/ fotos:campomaioremfoco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário