Durante os dias 25 e 28 de janeiro a pesquisadora dra. Maria Leite Wan - Del Rey de Oliveira, médica dermatologista, professora da UFRJ, membro do comitê assessor da hanseníase/Ministério da Saúde, e membro da Organização Mundial de Saúde esteve em Teresina dando suporte às ações do Dia Mundial de combate a Hanseníase..
A Hanseníase é uma doença crônica, proveniente de infecção causada pelo Mycobacterium leprae que atinge, principalmente, as células cutâneas e células dos nervos periféricos, no entanto, tem tratamento e cura. É uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional, devido potencial incapacitante e por acometer a faixa etária economicamente ativa.
Em 2008, o Brasil detectou 36.566 casos novos de hanseníase, com incidência de 19,28/100 mil habitantes. Dentre os estados brasileiros, o Piauí ocupa o sexto lugar em maior número de casos do país, com uma incidência de 46,64/100 mil habitantes, perdendo apenas para Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Maranhão e Pará. E entre os estados nordestinos ocupa o 3º lugar perdendo apenas para Maranhão e Bahia.
Durante o ano de 2008, o Piauí registrou um total de 2.385 casos de hanseníase, já em 2009, constam no banco de dados 1.412 notificações até o momento, ressalta-se que os dados de 2009 são parciais, podendo ter acréscimos, devido a constantes atualizações por parte dos municípios.Em 2009, a Secretaria da Saúde, implantou a estratégia da supervisão descentralizada, onde em todos os 11 territórios do Estado possuem supervisores capacitados em assistir o programa de controle da hanseníase em todos os municípios do Piauí. Com a descentralização, podemos ampliar o monitoramento nos municípios, isso possibilita uma maior qualidade ao Programa Estadual no âmbito da prevenção, diagnóstico, tratamento e vigilância epidemiológica, afirma a coordenadora estadual de doenças transmissíveis da Secretaria da Saúde, Karina Amorim.
Campo Maior está entre os 224 municípios do Estado do Piauí, os que mais notificaram casos de hanseníase entre os anos de 2008 e 2009 tendo como base o registro no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). com 124 casos notificados, o município ocupa a 6ª posição -Teresina 1.399
Nenhum comentário:
Postar um comentário