A Fazendinha manteve a tradição e promoveu mais uma festa de reisado. A Festa dos Reis começou na comunidade Fazendinha há sessenta anos com o patriarca da família Manoel Doca, já falecido. O filho Vicente Doca deu continuidade a tradição e assim todos os anos; ele junto com outros amigos fantasiam-se de caretas, burrinha e boi e saem durante a noite para rezar nas casas. No dia de Santo Reis, eles comemoram rezando um terço em agradecimento as graças alcançadas e, finalmente divertem os convidados com o laçamento e matança do boi.
O ponto alto da festa de encerramento do reisado é o laçamento do boi; conforme os costume da festa de Reis da Fazendinha, as pessoas presentes no local pagam para laçar o boi, caso este seja laçado, a folia acaba ou continua se os padrinhos previamente escolhidos pagar. Como são muito os padrinhos, a brincadeira continua noite adentro, até o boi ser laçado novamente.
As crianças, que já não têm mais medo de caretas e até se divertem muito com eles, encheram a arena hoje a tarde na Fazendinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário