Campo Maior cidade com tradição futebolística e uma das pioneiras na prática desse esporte. Conforme texto do Craques do Futebol Campomaiorense, o futebol já era praticado em Campo Maior desde 1916, graças a liderança e iniciativa de Deusdedit Mello, junto a seus amigos, e com o apoio de seu irmão, Agenor Mello, que era também um dos futebolistas. E em janeiro de 1929 equipe campomaiorense já disputava partida com time de fora.,
Deusdedit Leite Mello foi um notável dirigente esportivo e atleta; nasceu na cidade de Batalha, em 14 de dezembro de 1896, e faleceu em Teresina, no dia 4 de junho de 1937, vítima de acidente rodoviário.Casado com dona Rosa Sampaio Mello, era um próspero e bem-sucedido comerciante.
No largo da igreja de Santo Antônio do Surubim, hoje praça Bona Primo, Deusdedit estimulou a criação de dois times, um ostentando a cor azul e o outro, a vermelha.Talvez tenham sido o embrião dos dois grandes clubes de Campo Maior, o Caiçara (vermelho) e o Comercial (azul).
Deusdedith Mello, na condição de torcedor apaixonado, consta que jogava a bengala e o chapéu para cima, pois, homem elegante, esses acessórios faziam parte de sua indumentária, mesmo num campo de futebol. No início de 1948, no cine-teatro de Campo Maior, situado ao lado da matriz, foi feita uma grande reunião popular, após a missa dominical, convocada por Monsenhor Mateus Cortez Rufino, a pedido do prefeito Waldeck Bona, para discussão sobre que nome seria dado ao estádio, que esse operoso administrador construíra, tendo sido aclamado, de forma unânime, o nome de Deusdedit Mello.
Os dois principais times de Campo Maior sempre foram o Caiçara Esporte Clube, de cores branca e vermelha, e o Comercial Atlético Clube, de farda azul e branca, arqui-rivais, ambos de numerosos e aguerridos torcedores.
Acredita-se que o futebol foi introduzido no Piauí, no inicio do século passado, através de Parnaíba, por intermédio de José de Moraes Correia, que estudava técnicas industriais na velha Inglaterra, para aplicação na empresa Moraes, de sua família, e de Septimus Clark, de ascendência inglesa, um dos diretores da famosa Casa Inglesa. Por informações orais, crê-se que a primeira bola de futebol chegou a plagas parnaibanas pelas mãos de Zeca Correia, que também praticava o esporte. Consta que esse capitão de indústria e do futebol, ao lado de outros desportistas, fundou o Camisa Azul, que deu origem ao Parnahyba Sport Club, em 1913. Mas pouco depois, mais precisamente em 1916, já o futebol era disputado em Campo Maior. Parece fora de dúvida que essas duas cidades, de forte tradição futebolística e ambas celeiro de craques imortais, foram pioneiras na prática desse esporte. Elmar Carvalho,Craques do Futebol Campomaiorense.
veja também http://www.sistemaodia.com/municipios/campo-maior
Nenhum comentário:
Postar um comentário