quinta-feira, 4 de março de 2010

Governo do Estado distribuiu melancias para escolas e associações

O Governo do Estado adquiriu, através do programa Compra Direta, 100 toneladas de melancia da safra 2010 de Jatobá do Piauí, beneficiando 50 produtores. O produto já foi distribuído para as escolas da rede estadual de ensino e associações comunitárias de Campo Maior. O dinheiro arrecadado com a venda das frutas foi divido, uniformemente, entre os agricultores.

As melancias que são considerados alimentos altamente nutritivos, serão usadas no cardápio da merenda escolar das escolas da rede estadual e também estarão na mesa de pessoas carentes dos bairros mais necessitados de Campo Maior. Das 100 toneladas reservadas pelo Compra Direta, 60% será para as comunidades e 40%  da rede estadual de ensino.

De acordo com a gerente regional de Educação, Lucimary Barros, é orientação da Secretaria Estadual de Educação, (SEDUC), que as escolas estaduais utilizarem alimentos vindos da agricultura familiar na alimentação dos alunos. De acordo com a resolução da SEDUC, 30% da verba adquirida para a compra da merenda escolar terá que destinada para os produtos cultivados por pequenos produtores.

O diretor da Associação dos Pequenos Produtores de Melancia de Jatobá, Pedro Gomes, explica que o Compra Direta faz a intervenção na comercialização das melancias, sempre quando for necessário para equilibrar o preço de mercado. “Esse ano não houve necessidade de uma intervenção maior, porque o preço do quilo da melancia não ficou tão a baixo da nossa tabela”, diz o produtor.

O deputado estadual Paulo Martins, que articulou a compra do produto pelo programa do Governo do Estado, disse que essa ação do governo tem um resultado bilateral positivo, uma vez que garante renda extra para os produtores e também, no caso, garante alimento grátis para escolas e pessoas carentes.  portalcampomaior.



Nenhum comentário:

Postar um comentário