terça-feira, 1 de junho de 2010

Milhares de fieis participam da abertura dos festejos de Santo Antonio

Milhares de fieis, turistas, políticos participaram hoje a tarde da Procissão da Bandeira, do mastro e da imagem de Santo Antonio, uma tradição mantida viva há mais de oito décadas; iniciada pelo pároco da década de quarenta Monsenhor Mateus Rufino. A procissão saiu do Patronato Nossa Senhora de Lourdes. O mastro, uma carnaúba gigante de 15 metros de comprimento,com  mais de quarenta anos, usada somente durante os festejos onde é fixada a Bandeira com a imagem de Santo Antonio, foi carregada pelos homens da cidade, alguns de fora. O campomaiorense Mauricio Melo carrega a carnaúba há trinta anos. A fila cresce a cada ano, com o surgimento de mais candidatos.Alguns o fazem por promessa, outros pelo prazer de participar e de compartilhar da mesma fé.

Santo Antônio é muito popular e atrai mais fieis a cada ano. Durante o percurso do patronato até acatedral se vê muitos pagadores de promessas e de pais com os filhos, crianças todos seguindo e cantando o hino de Santo Antônio. Há as pessoas que preferem caminhar ao lado da bandeira - antigamente as moças corriam  e pulavam para tentar alcançá-la, pois diziam os mais antigos, que tocar a bandeira era sinal de graça alcançada. Há também as pessoas que preferem andar ao lado da imagem ou carregá-la; há sempre as que o fazem pela fé e devoção ao santo.

A procissão de abertura dos festejos de Santo Antonio é sempre muito bonita, por tudo que significa, e pelo fato de ser o santo festivo, alegre, não obstante ter sido um santo que viveu para pregar e praticar o evangelhos, ele foi caridoso, fez milagres, ajudou as moças pobres, dando-lhes dotes para que podessem casar, também pagou dívidas de pessoas  pobres é o santo invocado para as coisas perdidas "é  invocado como protetor de coisas perdidas, porque em Montpellier, na França, onde lecionava e pregava, um noviço franciscano saiu do convento e roubou seus comentários escritos sobre os salmos. Ele rezou para que o ladrão lhe devolvesse a preciosa obra. Arrependido, o ladrão voltou e lhe devolveu o livro manuscrito. Daí o fato de ser invocado para encontrar coisas perdidas. "

O ponto máximo da procissão é o levantamento do mastro com a bandeira, quando chega a catedral. As mulheres querendo agarrar o mastro e tocar a bandeira, os homens o levantando, e o menino, que no final escala os quinze metros para soltar a corda.

Quando tudo se resolveu, o Bispo Diocesano, Dom Eduardo Zielski, ladeado pelo Governador do Estado  Wilson Martins e pelo Prefeito da cidade Joãozinho Felix deu como aberto o festejo de Santo Antonio e, repetiu a palavra de ordem do pároco Monsenhor Mateus há oito décadas: VIVA SANTO ANTONIO!!!.



 




Nenhum comentário:

Postar um comentário