Foi celebrada na noite de sexta-feira, na Catedral de Santo Antônio em Campo Maior, uma missa em ação de graças pelos 298 anos de inauguração da Capela de Santo Antônio.A solenidade foi organizada pela Academia de Artes e Letras de Campo Maior juntamente com a Diocese de Campo Maior. A missa foi presidida pelo Bispo diocesano Dom Eduardo Zielski e contou com a participação de párocos de toda a Diocese de Campo Maior.
Há 298 anos foi celebrada a primeira missa na Catedral de Santo Antonio pelo Padre Tomé de Carvalho.Senão vejamos a história: Bernardo de Carvalho e Aguiar (português), o primeiro empreendedor agro-pastoril, instalou no ano de 1695, a primeira fazenda "Bitorocara", situada na confluência dos rios Longá e Surubim, durante 40 anos serviu ás províncias do Piauí e Maranhão como líder desbravador e pacificador. Homem de fé, doi a primeira autoridade do Império a receber a honraria "Manto de Cristo", a maior comenda da Igreja, àquela época, em reocnhecimentos aos relevantes serviços prestados. Ao instalar a fazenda Bitorocara, Bernardo de Carevalho, no ano seguinte, convidou os Missionários da Serra de Ibiapaba, para fazerem "Uma missão" de grande valor espiritual, de modo especial para índios e escravos. Bernardo de Carvalho ajudou financeiramente na construção da igreja de Nossa Senhora da Vitória, Catedral de Oeiras , mas viveu e fez história "nos verdes prados do Surubim".(Pe. Claudio Melo).
No ano de 1710, o zeloso sacerdote Pe. tomé de Carvalho (substituto de Pe. Miguel de Carvalho da Freguesia da Mocha) escolheu Bitorocara para sede da nova freguesia. Dos contatos mantidos aqui com procuradores dos fazendeiros (os proprietários moravam na Bahia e em Pernambuco) e com Bernardo de Carvalho e Aguiar, fez o seguinte relatório... "Indo a esta parte, ocnvoquei os principais moradores e, tomando-lhes os seus votos na parte em que havia dfe rigir a nova Capela, que por invocação tem o nome do glorioso Santo Antônio, lhe não achei possibilidades para fazerem , dando-me várias desculpas pelos popucos escravos que tinham, e estando ocupados em fazendas que tinham os donos na Bahia e que as não podiam desamparar. Nestes termos me vali do Coronel Bernardo de Carvalho que, com pronta vontade buscou um carapina a quem pagou, e foi pessoalmente com seus escravos ajuntar as madeiras e os materiais, trabalhando o dito com grande zelo. E, com efeito fez a Capela a sua custa, tanto de escravos como gados, farinhas e dinheiro. E o acho com ânimo de gastar nela cabedal". A Capela foi inaugurada no dia 12 de novmebro de 17123.
Bernardo de Carvalho e Aguiar é reconhecido por Lei Municipal, projeto do Prefeito João Felix de Andrade Filho, com apoio da Academia de Letras, o fundador de Campo Maior. É patrona da Cadeira nº 1 da ACALE (João Alves).
Abaixo (foto):Acadêmicos:Toinha,Antonio Manoel Gayoso, Jesus Araújo,(Antony), Moacir Ximenes...
Abaixo(foto):Acadêmicos: Jesus Andrade, Corinto Brasil, Luciana Gomes, Ana Cunha e Professor Loiola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário