Nessa sexta-feira, o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, (DNOCS), fará a doação de 600 mil alevinos, tipo tilápia, para o peixamento do açude Grande e a Barragem Corredores, em Campo Maior, e ainda os açudes Pé da Ladeira e Bom Jardim, em Sigefredo Pacheco. O trabalho tem o objetivo de povoar esses locais e incentivar a pratica de piscicultura na região.
O peixamento, que é a operação de povoamento de açudes, lagos e rios, será feito por técnicos do DNOCS. O órgão atende a um requerimento de autoria do deputado estadual, Paulo Martins, feito através da Assembléia Legislativa do Piauí. O parlamentar lembra que essa atividade precisa ser incentivada porque é uma rica fonte de alimentação, de renda e geradora de emprego.
“Eu entendo que a região de Campo Maior tem um grande potencial para a piscicultura e por isso nossos açudes têm ser constantemente povoados para incentivar a pratica dessa atividade”, justifica o deputado.
Paulo Martins disse que o peixamento atende a solicitação de algumas entidades comunitárias, onde já estão sendo desenvolvidos projetos de piscicultura. Ele explica que o estocamento será com tilápias porque, segundo os técnicos do DNOCS, é um dos peixes com maior potencial para a piscicultura.
“A desova da tilápia pode ocorrer até mais de quatro vezes por ano, sendo que a primeira já ocorre com seis meses de vida e também o índice de sobrevivência é bastante elevado”, esclarece Paulo Martins, acrescentando que a tilápia possui carne de sabor suave, teor de gordura e de calorias aceitáveis, tem um crescimento veloz e suporta níveis baixos de oxigênio na água.portalcampomaior.
De parabens o DNOCS e o Deputado va de exemplo para outros politicos PAULO MARTINS que intercedeu no sentido de povoar os açudes de Campo-Maior e adjacencias com alevinos, que este feito sirva de exemplo para outros politicos levarem este beneficio para seus municipios. Abraços Antonio Francisco Lima-Brasilia-DF.
ResponderExcluir