Choveu muito durante o feriado de semana santa em Campo Maior. Há previsão de mais chuva na madrugada, tarde e noite de domingo e ao longo da semana.Para os campomaiorense, semana santa rima com chuva. Isso é motivo de agradecimento pelos terrenos férteis e pela abundância de alimentos.
A cidade recebeu muitos visitantes que vieram para passar o feriadão com os parentes. Filas de carros formaram-se na BR, de pessoas vindas de outras cidades, principalmente da capital com destino a praia em Luis Correia e às fazendas da região.
A semana Santa em Campo Maior é vivida de várias formas. Alguns trabalhadores campomaiorenses folgaram na tarde de quinta-feira e voltaram ao trabalho neste sábado, outros permanecerão de folga até segunda-feira. Muitos foram às igrejas, outros ao campo. As igrejas católicas ofereceram uma vasta programação, que iniciou no domingo de ramos e vai até domingo de páscoa. O grupo de teatro UEP encenou a Paixão de Cristo pelo vigésimo ano consecutivo. Já os jovens lotaram os clubes na madrugada de sexta e o devem fazer neste sábado de aleluia.
A semana santa é também tempo de reunir a família e amigos para partilhar a grande ceia. A mesa é farta, apesar de muitas pessoas praticarem o jejum. Para a maioria, jejum mesmo é só de carne vermelha.Na mesa dos campomaiorenses tem feijão com queijo, abòbora, macacheira, maxixe, peixe, torta de bacalhau ou sardinha, puré, suflê, quibebe, doces e cremes.
Quem passa pelo Rio Jenipapo vê banhistas se arriscando nas águas do rio por entre muitos redemoinhos circulares e meninos pulando da ponte.A paisagem de Campo Maior mudou com as chuvas. Da ponte do Jenipapo ao Monumento já não existe terra, só água e carnaúbas submersas.Os grandes campos de carnaubais estão mais verdes, com faixas amarelas e muitos espelhos d´água. Águas que se confundem ora com os campos, ora com o ceu. A paisagem chama a atenção dos passantes, que param, tiram fotos e seguem admirados com tamanha beleza.
Veja as fotos de Campo Maior tiradas da Br-343, no sentido Fortaleza.CLICK na imagem para ampliá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário