Restaurantes de Campo Maior se preparam para o festejo de Santo Antonio, uma das maiores festas religiosas da região, que acontecerá em junho. Proprietários de dez restaurantes da cidade e de outros empreendimentos do setor de alimentação como o Cervejão, Mistura Fina, Big Pão, Capote (O Macedo), Capote (O Chico Nunes), Shoping Restaurante (Kaulinos), Bitorocara, Sabor de Casa, Sef Serviço Neto Coelho e Havai participaram de um curso de gastronomia, realizado na churrascaria Havai Grill, promovido pelo O SEBRAE em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Maior.
No curso foram aproveitadas as potencialidades da carne do município com especialidade em corte de carne: carneiro, carne-de-sol e capote, sob a instrução de Verônica Lima, do SEBRAE (Teresina).
Os pratos serão comercializados nos principais eventos culturais da cidade como Festejo de Santo Antônio, em junho e Sabor Maior, em setembro.
Na conclusão do curso foram servido para os convidados, entre estes o Prefeito Paulo Martins, os pratos apresentados: arroz de carne de sol desfiada com queijo coalho, recheado de carneiro, capote ao molho de queijo, pernil recheado, costela de carneiro com molho de mel de cana e paçoca de carneiro.fotos: Valdamir Alvarenga/portalcampomaior.
Campo Maior tem uma culinária rica e diversificada, tendo como carro chefe os pratos a base de carne-de-sol: churrasco, paçoca e marizabel), mas tem os coadjuvantes também famosos e populares como os feitos a base de capote (galinha d´angola): capote cozido com arroz, capote frito com farinha, vendidos na comunidade Alto do Meio (Macedo e Chico Nunes), cerca de 6 km do centro da cidade, onde também se pode apreciar uma galinha ao molho, servido com arroz e pirão (na churrascaria do Galdêncio), um peixe com pirão (no Pitombeiras Bar), ou peixe ao molho na Suely, Luciano, Valdemar e no senhor Antonio José.
Alguns restaurantes montarão barracas na praça durante os festejos. Os pratos típicos de Campo Maior ganharam versões modernas e sofisticadas, mas o forte mesmo é o churrasco de carne-de-sol servido com marizabel e paçoca, prato conhecido internacionalmente, que é a cara de Campo Maior e o maior atrativo da cidade. Por isso, donos de restaurantes treinem seus garçons para receber os visitantes com cordialidade, pois o cliente poderá ser o seu melhor ou pior parceiro, é ele que irá divulgar o seu produto.
Amiga Luselene, estou indo para o festejo, esses pratos que vc mencionou é de dar água na boca.
ResponderExcluirAté lá.
hlima
sp