O leilão de sábado, patrocinado pelos vaqueiros e proprietários rurais foi o maior em arrecadação até o momento - rendeu mais de vinte mil reais, conforme falado na novena de domingo, que foi dedicada aos Antônios e Antônias.
A cidade de Campo Maior, cujo padroeiro é Santo Antônio, tem muitos Antônios e Antônias, assim como muitas Marias. Há diversos Antônios: Antônio Raimundo, Raimundo Antônio, Antonio José, Antônio Carlos e outras variações. Também era costume das famílias mais antigas, homenagear as filhas mulheres com o nome de Nossa Senhora, assim a maioria das mulheres campomaiorenses leva o nome de Maria no pré-nome, que é, geralmente, composto.
Voltando aos Antônios, um dos famosos devotos de Santo Antônio foi Antônio Bona Neto (Antônio Músico), ele não somente assistia a todos as novenas, como as patrocinava. Ele foi uma importante contribuição para a história de Campo Maior. Ele ajudou na restauração do templo de Nossa Senhora do Rosário, destruída e reinaugurada em 1976. Foi dono do Bar Santo Antônio, que fica na Praça rui Barbosa, próximo a igreja, onde serviu por muitos anos de encontro da sociedade campomaiorense, de ilustres intelectuais, políticos, juízes, escritores e jovens estudantes. Antônio músico foi o criador da Banda de Música Lira de Santo Antônio, seu filho era o maestro da banda e alegrou os festejos de Santo Antônio por muitos anos.
"Tenho na memória o Bar Santo Antonio. No meio do salão, uma mesa velha de snooker... ao fundo, um balcão onde eram servidos doce de leite, cafezinho etc e tal. O atendente era o Puaca, enrolado por todo mundo..." Edmar Bndeira.
O bar foi reaberto pelo atual dono Antonio Manuel Gayoso.
veja as fotos dos participantes da novena:
empresário Antonio Pereira, esposa Dilosa e filha Eliane |
empresário Maurício Melo e esposa Dayse Brandão |
ex-prefeito Cezar Melo (a direita e amigos) |
Gerardo Lopes e esposa Dra. Socorro |
Nenhum comentário:
Postar um comentário