Milhares de romeiros vindos de todas as dioceses do Piauí participaram durante o sábado e o domingo da 12 Romaria da Terra e da Água, evento que acontece anualmente em consonância com a Campanha da Fraternidade e, este ano a cidade piauiense escolhida para a realização foi Campo Maior. O tema proposto para reflexão este ano foi "Salvar a Terra e Salvar a Água é Salvar a Vida". Os seminários aconteceram nas paróquias da cidade, vários assuntos ligados ao meio ambiente foram apresentados pelos palestrantes e levados a tribuna pelos respectivos representantes, que também expuseram os problemas ambientais de suas regiões.
Leia mais
Leia mais
Os romeiros foram recepcionados pelos paroquianos das paróquias: São Pedro Nolasco (Cariri\Matadouro), Nossa de Fátima, Santo Antônio (centro), Nossa Senhora das Mercês ( São João\São Luis), Nossa Senhora das Dores (Fripisa\SantaCruz e estação) e Santa Luzia (Santa Rita\Flores).
No início da noite os romeiros se reuniram para o abraço do açude grande, um cartão postal da cidade,que atrai a curiosidade de todos os visitantes, pela beleza, mas que no passado serviu como fonte de alimentação para os moradores de Campo Maior, que utilizavam sua água para beber. Havia pessoas suficientes para dar duas voltas no açude, porém, a maioria preferiu ficar concentrada no calçadão ao lado da praça de eventos, no entanto foi bonito ver todas aquelas pessoas, sob o efeito dos canhões de luzes,mas o ponto máximo foi o passeio de lancha do bispo diocesano Dom Eduardo Zielski com a imagem de Santo Antônio-padroeiro de Campo Maior.
Depois do abraço, os romeiros se concentraram na praça de eventos, onde foi dada as boas vindas pelo Prefeito Paulo Martins e Bispo Dom Eduardo, que fez a apresentação dos bispos presentes. Em seguida, entre cânticos de louvores ao Senhor e hinos da romaria, os romeiros foram apresentando os seus protestos, com falas e faixas.
Muitos romeiros visitaram o memorial das romarias, instalado no Iate Clube, onde se podia ver o material apresentado em todas as romarias anteriores, bem como fotos de mártires que lutaram pela terra. Outros aproveitaram para visitar o complexo de lazer e cultura Valdir Fortes.
Quero parabenizar a diocese de Campo pela excelente acolhida a nós romeiros de Teresina , tudo foi maravilhoso para a glória de Deus, e que venham os frutos.Quero também de todo coração agradecer as duas famílias de cristãos maravilhosos que nos acolheram muito bem em suas casas : dona Dina e seu Avelar e seu Gilson e dona Maria José. Abraços a vocês e familiares.
ResponderExcluirAna Lúcia -Teresina /3233-1376