Um grupo de escritores de municípios da região de Campo Maior criou a Academia de Letras do Território dos Carnaubais, durante reunião realizada na manhã deste sábado, 27/08, no auditório do SINTE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação/regional de Campo Maior),em solenidade que contou com a presença do prefeito Paulo Martins e o secretário de Educação e Cultura, José de Ribamar, o Ribinha participaram da solenidade de instalação. Paulo Martins virou sócio correspondente da instituição.
A Academia de Letras do Território dos Carnaubais – ALTEC é uma academia regional que congrega todos os municípios do território dos carnaubais.Sua criação era um sonho do professor, poeta e escritor Antonio Loiola que encontrou no historiador, escritor e ativista cultural Francisco de Assis Lima uma parceria para efetivar o projeto.ALTEC terá 40 cadeiras distribuídas com representações municipais e ainda 20 sócios(as) correspondentes. Praticamente todas as regionais já tem uma academia nesta natureza e o território dos carnaubais até então não tinha sua academia de letras. Assim o movimento realizado no SINTE(regional Campo Maior) objetiva preencher esse espaço congregando poetas, contistas, cordelistas, historiadores/historiografistas, romancistas e demais artes letrantes.fonte/fotos portalcampomaior.
Muito aplausível a criação da ALTEC, represnta um grande avanço na cultura campomaiorense, parabéns aos envolvidos neste projeto.
ResponderExcluirHL/SP
Os caras conseguiram: Isso parece seja pra se livrar do monopólio "elitista" da ACALE. Que ultimamente que vai eleito membro da Academia Campomaiorense de Letras é que tem boa aposentadoria e nada de letras ao público.
ResponderExcluir