O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Campo Maior (SAAE),anuncia mais um serviço inédito para o município. A partir de novembro todos os 30 poços tubulares que abastecem a cidade, terão uma bomba dosadora de cloro. Segundo os técnicos da autarquia, isso significa que toda a água que será lançada no sistema de abastecimento estará clorada e praticamente livre de bactérias.
A informação foi dada pelo prefeito de Campo Maior Paulo Martins, durante uma reunião que discutia o orçamento, na comunidade Água Fria. O gestor informou que essa ação faz parte do planejamento do SAAE e da PMCM para melhorar o abastecimento de água no município.
Além da dosagem de cloro, o prefeito anuncia que já foram investidos R$ 150 mil para a construção da adutora do Renascer e até o inicio do próximo ano estará sendo investidos R$ 500 mil para a construção da Barragem do Alto do Meio, que vai servir para alimentar o reservatório da adutora do Alto do Meio. A adutora alimentará o sistema de abastecimento da cidade.
Segundo o diretor técnico do SAAE, Gilberto Alves, atualmente só existe dosagem de cloro em três poços da cidade, mas a autarquia já providenciou a instalação das bombas dosadoras no restante dos poços. “Em 50 anos de existência do SAAE nunca uma gestão havia se preocupado com isso, mas agora a qualidade de nossa água é uma realidade”, afirmou Gilberto.
Ele explicou que a água que sai dos poços tubulares de Campo Maior é naturalmente saudável, mas o cloro é necessário para livrar totalmente o líquido das bactérias. “O SAAE já faz controle de qualidade, fazendo mensalmente duas coletas de água de cada poço, como manda o Ministério da Saúde”, informou o diretor técnico.
Na oportunidade o órgão vai lançar uma Cartilha que será distribuída entre a população e principalmente entre os alunos das escolas da cidade e do interior. “É hora de aprender e exercitar a economia de água”, disse o diretor.
Mesmo com inúmeras reclamações de falta d’água por toda a cidade, a direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Campo Maior (SAAE) lançará amanhã uma cartilha ensinando os usuários a economizar esse líquido que é tão precioso em nosso planeta.
O diretor do órgão, Fernando Miranda, disse que é oportuno o seu lançamento, porque se a água ainda não está nas torneiras na quantidade desejada, é hora de aprender e exercitar a economia dela.
A Cartilha será distribuída entre a população e principalmente entre os alunos das escolas da cidade e do interior, que participarão de um concurso de redação sobre o tema dela, e da escolha do nome do mascote que a ilustra.Edna Gomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário