quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Arquiteta lança livro sobre antigos casarões campomaiorenses

A arquiteta Marielly Ibiapina Mascarenhas lançará nesta quinta-feira (8), às 9h, no Conselho Estadual de Cultura, o livro “Entre Telhas e Carnaúbas”, obra que traça um raio- x das habitações da cidade berço dos heróis da Batalha do Jenipapo.


De acordo com a autora, o trabalho busca “escutar e ver” o que as antigas casas de Campo Maior têm a dizer, reconstruir a história dos casarões antigos, de alguns imóveis rurais e também as histórias das pessoas.

“Como eu já me interessava por essa história de patrimônio, achei que tinha que fazer algo sobre aquilo, mas não foi fácil porque no meu curso não havia até então um trabalho semelhante, mas eu insisti. Houve um debate no departamento e eu consegui que fosse aceito”, descreve Marielly Ibiapina.

A arquiteta explica que teve de se aprofundar na história de Campo Maior, sua terra natal, e que acabou encontrando alguns obstáculos a serem superados para realizar seu trabalho.

“A partir da pesquisa histórica, fui identificando os núcleos iniciais e vendo como a cidade cresceu e como o estilos arquitetônicos surgiram e foram tratados. Enfrentei a resistência por parte de alguns moradores que ficavam desconfiados e, a princípio, não autorizavam a minha entrada. Alguns pensavam que eu ia tombar o imóvel. Foi aí que minha mãe me ajudou por conhecer os moradores mais antigos, me apresentava para as senhoras que moravam nos casarões e, aos poucos, fui conquistando a confiança dessas pessoas”, revela.

Para a pesquisadora, este foi um trabalho revelador, não só pela riqueza arquitetônica dos seculares imóveis campomaiorenses, mas também pela história de vida dos campomaiorenses.
cidadeverde








Nenhum comentário:

Postar um comentário