O Balneário dos Corredores está desativado, parece que os donos das churrascarias construídas lá pelo governo estadual as abandonaram. Há telhas quebradas, banheiros se deteriorando.As lixeiras e até as placas informativas estão quebradas. A barragem, que servia de balneário, foi esvaziada ano passado para uma reforma nas paredes que ameaçavam romper. Com pouca água, comerciantes e banhistas desapareceram.
O lugar perdeu um pouco da paisagem bucólica, a capelinha branca ganhou nova pintura na cor verde e uma cerca em volta, as lanchas já não enfeitam a barragem, há poucos resquícios de pescadores. As antigas barracas de palha deram lugar a duas novas e a três churrascarias enormes, com piso de cerâmica e teto de telha. Foi colocado um brinquedo para criança e construída uma quadra de areia para prática de futebol. Sem ninguém para cuidar e sem interesse das pessoas locais, os animais fazem a festa.
O trabalho de recuperação da barragem consistiu na injeção de concreto em suas duas ombreiras, eliminando os perigos e retomando sua capacidade de armazenamento. No ano passado ela foi esvaziada por precaução. A barragem de 18 quilômetros de extensão tem capacidade para acumular mais de 60 milhões de metros cúbicos de água, mas estava praticamente seca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário