segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O que fazer para combater acidentes de trânsito com animais?

Há muitos anos ocorrem nesta cidade acidentes de trânsitos envolvendo pessoas e animais. De quem é a responsabilidade? Do dono do animal? dos transeuntes? dos motoristas? Ou de toda a sociedade?

Animais criados soltos trazem consequências para a sociedade um modo geral, seja pelos prejuízos que eles causam quando invadem terrenos alheios e pelos riscos à vidas humanas, quando soltos nas estradas e nos perímetros urbanos.
Animais criados soltos podem provocar acidentes de trânsitos, logo se torna uma ameaça iminente para os transeuntes, sejam: crianças, jovens, idosos, trabalhadores, estudantes, viajantes, turistas. 

Prender o animal, fazer cercas de proteção, colocar placas de instrução, proibir. Tudo isso deve ser feito  para assegurar o deslocamento de pessoas de forma segura até o trabalho, escolas e aos outros  serviços, bem como, evitar acidentes. 

 ...................................................................................................................................................................
Mobilidade urbana demanda  toda e qualquer medida que possibilite o acesso das pessoas aos diversos serviços públicos de forma eficiente, segura, confortável.


- Pelas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas cada calçada deve ter, no mínimo, 1,20 metro de largura, livre para circulação. Esse limite, no entanto, nem sempre é respeitado. Na maioria das cidades, o dono do imóvel é quem deve construir e cuidar das calçadas. E a fiscalização cabe às prefeituras.http://g1.globo.com/.

-Calçadas mal conservadas são responsáveis por muitos acidentes, principalmente com idosos. 

- Calçadas estreitas, com obstáculos como rampas ( para subida de motos), postes, móveis e/ou qualquer objeto que dificulta a passagem do pedestre, obrigando-o a ocupar as vias de veículos, aumentam as chances de acidentes. 

Muitas pessoas erraram por ignorarem as leis, mas daqui para frente precisam ser orientadas, obras fiscalizadas, para que não incorremos nos mesmos erros do passado. 

- Pedestres, ciclistas devem ser respeitados e até incentivados, pois estes contribuem para um trânsito mais seguro, sustentabilidade e qualidade de vida.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário