O Mercado Público do Conjunto José de Almeida de Campo Maior , Piauí, foi desativado há vários anos. Desde então o local tem sido alvo de vândalos e utilizado por desocupados, para prática de atos delituosos, o que tem gerado diversas denúncias nas rádios locais. Os moradores se queixam do comportamento desordeiros dos frequentadores do local, que gritam à noite, correm pelas ruas, se drogam e se prostituem.
O prédio possui 12 salões com portas para as duas laterais, um salão grande interno e banheiros. Tudo se deteriorando pelo abandono, não obstante ficar no centro de um conjunto habitacional, no Bairro São Luis, cuja população é de 2.767 habitantes, conforme censo de 2010, que possui dois postos de saúde, clubes, escolas, creches e muitas lojas comerciais.
Ainda conforme dados da populaçãonet, no Bairro São Luis em Campo Maior, existem mais
jovens do que idosos
. Sendo a população composta de 23.3% de jovens (0 a 14 anos) e 7.1% de idosos (mais de 65 anos). Há 69,6% de adultos (de 15 a 64 anos) e, mais mulheres do que homens.
Sendo a população composta de 52.66% de mulheres
e
47.34% de homens.
Uma sugestão: o poder público poderia utilizar o prédio para ajudar jovens infratores ou em situação de risco, utilizando-o como um centro sócio-educativo, com atividades variadas, como oficinas de reciclagem, arte, artesanato, música, dança, esportes, lazer, acompanhamentos pedagógicos e terapêuticos. Afinal os jovens de hoje serão os adultos de amanhã. Urge tratá-los antes que se tornem maus cidadãos. Parcerias com outros poderes e com a comunidade serão importantes.
...ótima sugestão Luselene, ocupar o espaço em outras atividades que seja útil para a população local, principalmente para os jovens.
ResponderExcluirsp