sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Artesanato de palha de carnaúba

Há trinta e cinco anos Antônio Quaresma,44, ganha a vida fazendo artasanato da palha da carnaúba, mas precisamente, a palha nova, chamada olho da carnaúba. Quaresma aprendeu o ofício com a mãe, Maria Nazaré dos Santos, que criou ele e mais sete irmão tendo como fonte de renda, a produção com o artesanato.
Quaresma tem quatro filhos e os sustenta também fazendo artesanato. Ele atendia Teresina, Parnaíba e São Luis do Maranhão. Atualmente atende somente Teresina, por falta da matéria prima, quer dizer, por falta de tiradores de palha e de pessoas que façam os trançados. 
Para produzir os seus trabalhos ele compra a palha em Teresina. Seu irmão, já deixou de produzir, e ele receia ter que parar de fazer aquilo que aprendeu e mais gosta de fazer. Faltam incentivos, segundo ele. Uma solução plausível seria a existência de uma cooperativa, um galpão com instrutores, onde as pessoas pudessem aprender a produzir os trançados, base de seus trabalhos.A outra, seria o arrendamento de um carnaubal, o que é inviável para ele, por não ter com quem dividir os gastos. 
Assim, Quaresma segue trabalhando sozinho e vendendo os seus produtos para outros municípios.
Quaresma, 44, morador da Travessa São Luis, Bairro Matadouro. Telefone para contato;86 9927 5036




Nenhum comentário:

Postar um comentário