Outra lembrança de infância - cata -vento, não lembro bem, parece que existiram vários em Campo Maior. Um ainda existe, fica no Bairro Zurique, área nobre de Campo Maior, com casarões e mansões. Sim, em Campo Maior há muitas casas bonitas, modernas e caras. Eu me orgulho de minha cidade possuir tudo isso.
Mas por falar em cata-vento, quando criança saíamos de casa, na outra ponta da cidade - Praça da Bandeira, para passear pelas ruas compridas, sem avenidas e distantes umas das outras. E, lembro de um casarão isolado - uma chácara, distante do bairro onde morava, conhecido como a casa que tinha um cata-vento. Não sabia a quem pertencia, mas já sabia, que uma pessoa famosa morava ali. E, assim nos divertíamos, nós crianças, passeando a pé pela cidade, até cansar até a hora de retornar para casa.
A casa com o cata-vento ainda existe, pertenceu a um advogado famoso: Dr. Joaquim Oliveira. O terreno da chácara foi loteado, muitos anos depois e transformado no bairro mais caro da cidade, por ficar próximo ao açude grande e pelo de fato de todos os construtores de casas terem obdecidos a um padrão, que tornou o bairro diferenciado dos demais.
Sobrou dos tempos antigos ,a casa sede com o cata-vento, que nesta época do ano, recebeu uns atrativos a mais: os pés de ipês amarelos.
Bar do Chico Ernesto
ResponderExcluirPraça da Bandeira
Lembranças
Da minha juventude
Guardadas na
Memória do
Tempo.
A minha saudade
Estar ali sentada
Num profundo
Silêncio!
(hl/sp)