quarta-feira, 13 de maio de 2015

Representantes de vários segmentos da sociedade participaram da elaboração do Plano Municipal de Educação

Vários segmentos da sociedade organizada de Campo Maior se reuniram na manhã desta quarta-feira,13, no auditório da Secretaria Municipal de Educação -SEMED, para discutir pontos importantes para elaboração do Plano Municipal de Educação, para os próximos 10 anos - de 2015 a 2025.


representantes do IFPI e do SINTE













A abertura do evento foi feita pelo prefeito Paulo Martins e,Secretário Municipal de Educação -Professor José de Ribamar - Ribinha. Estiveram presentes a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Maior-SINDSERM, Bernadete Silva, do SINTE, Jacinta Bandeira, da 5ª Regional de Educação,professor Cesar Robério, representantes de entidades e parlamentares, que irão aprovar o Plano e transformá-lo em lei. 

O Plano preconiza o que está posto no Plano Nacional de Educação, que aborda entre outros aspectos: a universalização do ensino, a qualidade do ensino, a formação e valorização dos profissionais, a democratização da gestão e o financiamento da educação. 

A professora Erlane Oliveira Carvalho apresentou o diagnóstico da situação educacional do município, cujas metas foram discutidas pelos participantes.

.“Vamos discutir este Plano, e ao ser aprovada a lei ter condição de o acompanhar seja qual for o gestor que venha dar continuidade este trabalho porque nós elaboramos, e o construímos com a participação de todos, vai ter a marca de cada um de nós, representantes dos seguimentos pela participação nas discussões”, explicou o secretário Ribinha.

O secretário ressaltou ainda que é por isto que se constitui um Plano Municipal de Campo Maior e não um plano político, de uma gestão, mais para uma década com todas as metas e estratégias para  a educação que todos sempre defenderam no município de Campo Maior.
O prefeito Paulo Martins em sua fala disse que houve avanços na educação neste país nos últimos anos mais é preciso avançar muito mais“A educação abre portas em todos os setores, só há políticas públicas com eficiência quando há a participação da sociedade nas discussões, hoje 6% do PIB é destinado a educação, e logo  vai chegar a 10%. Isto representa 50% a mais dos recursos que existem. Estas metas foram colocadas pela sociedade: sindicatos, associações, pelo professor, pelo aluno e pelos pais para a elaboração do Plano”, enfatizou o prefeito.
As presidentes dos Sindicatos dos Servidores Municipais – SINDSERM, Barnadete Silva e do Sindicato dos Servidores Estaduais, SINTE Regional de Campo Maior, Jacinta Bandeira foram unânimes em apontar como vantagem que este Plano estará consolidado independente quem seja o gestor.  Terá que ser cumprido. “É muito válido porque a sociedade como seguimento está tendo a oportunidade de opinar”, destacou Bernadete Silva.
Uma das 20 metas do Plano é defender, no Plano de Cargo Carreira e Salário o mesmo índice de aumento ao professor, de 13%, também aos demais trabalhadores da educação da educação. “Neste momento estamos aqui na secretaria Municipal de Educação dando as nossas sugestões na formalização do Plano Municipal. Tudo será revisto nas discussões”, destacou a presidente do SINDSERM.

Na abertura a Dra. Viviane Fernandes Farias ministrou palestra com o tema; Plano Municipal de Educação Campo Maior planejando a próxima década…
“A educação abre portas em todos os setores, só há políticas públicas com eficiência quando há a participação da sociedade nas discussões”, disse o prefeito Paulo Martins…portaldecampomaior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário