sábado, 20 de junho de 2015

100 anos de nascimento de Monsenhor Mateus Cortez Rufino

Este ano também ser comemorado o centenário do nascimento de Monsenhor Mateus Rufino - padre que aqui esteve e serviu aos paroquianos por trinta anos, como religioso e educador.Foi Vigário da Paróquia de Santo Antônio de Campo Maior de 1941 a 1971. Vigário Capitular da Arquidiocese de Teresina de 1971 a 1972. Reitor do Seminário Menor de Teresina de 1971 a 1972. Vigário geral da Arquidiocese de Teresina de 1972 a 1985. Faleceu em 1990.

Padre Mateus, como popularmente era chamado, nasceu a 5 de julho de 1915 em Ipirianga, Piauí. Foi ordenado a 8 de dezembro de 1940, em Teresina.(placas instruitivas do Memorial Monsenhor Mateus).

"Quando um dia não me virem mais passar pelas ruas desta cidade ou pelas estradas do interior saibam que deixou de bater um coração que muito amou esta comunidade e que um irmão foi adiante esperar os outros para a grande Páscoa na Eternidade, na casa do Pai..." Padre Mateus.

Memorial ao Monsenhor Mateus erguido na Praça Bona Primo.












Um comentário:

  1. Quando cheguei em Campo Maior procedente de Pedro II-minha terra natal-
    e, já rapazote, lembro das minhas confissões com padre Mateus...essa cidade que o acolheu de braços abertos, deixou os seus passos e inúmeras obras de evangelização para a comunidade.


    horácio lima, direto de sp

    ResponderExcluir