O evento, que aconteceu na sede da ACALE no município de Campo Maior. Contou com recitações de poesias e apresentações musicais, além da participação de representantes das Lojas Maçônicas de Campo Maior, Lions Clube de Campo Maior, acadêmicos e professores.
Segundo o Reitor da UFPI, José Arimatéia, "a Editora Universitária (EDUFPI), por meio da Superintendência de Comunicação Social, nos últimos dois anos, passou a ser a maior produtora de obras literárias de autores piauienses no Estado". Para ele, "com a realização do convenio com a ACALE, a UFPI está dando mais oportunidades para que autores locais estejam mostrando os seus trabalhos", afirmou.
O Reitor também destacou que a SCS, só no primeiro semestre de 2015, publicou obras de 21 autores piauienses, e grande parte lançadas no Salão do Livro do Piauí (SALIPI), evento realizado na UFPI. A SCS, durante a solenidade, garantiu a entrega de 200 livros para a ACALE.
Em representação as saudações da ACALE, o médico e membro da academia, Domingos José de Carvalho, considerou a assinatura do convenio como um marco para o município, já que para ele, "a Universidade representa a maior instituição de ensino do Estado... e a parceria demonstra uma aproximação intelectual do município com a UFPI", disse. acadêmica e professora da UFPI, Silvia Melo, destacou que com o convenio as principais obras locais terão maiores possibilidades de publicações. Assim, de acordo com a professora, "a UFPI enaltece a ACALE como uma instituição representante máxima da cultura de Campo Maior", considerou.
Para o presidente da ACALE, João Alves Filho , aquele foi um momento histórico para a ACALE, "agora pode contar com uma cooperação desta grandeza, onde quem ganha mais é a sociedade piauiense", falou
.http://www.ufpi.br/noticia.php?
....oportunidade para todos os amantes da literatura local terem as suas obras publicadas.
ResponderExcluirhl/sp