quinta-feira, 26 de maio de 2016

Iniciou o mutirão da catarata em Campo Maior

Teve início nesta quinta-feira (26) o mutirão da catarata realizado através do Programa Olhar Bem que está sendo executado em Campo Maior por meio da Secretária Estadual de Saúde em parceria com a Prefeitura de Campo Maior e atenderá aproximadamente 4 mil pessoas de mais de 25 municípios dos territórios dos carnaubais, entre rios e cocais entre os dias 26 de maio a 01 de junho na região do Zabelão onde está localizada a Unidade Básica de Saúde – Centro II.

A médica Dra. Karina explicou que ao chegar ao local do mutirão o paciente é acolhido na recepção que fica na quadra do Zabelão onde é feito um cadastro, depois um exame e é encaminhado ao médico. “Só após o exame oftalmológico completo será feito o diagnostico aí se for um paciente com catarata ele será encaminhado para o setor de cirurgia”, disse.




A prioridade são pacientes com mais de 60 anos, mas há casos de pessoas com menor idade que podem também ser atendidas. Para isso, precisam procurar o estande da Secretaria de Saúde de Campo Maior para marcar a consulta. Os municípios envolvidos cuidam da logística para levar os pacientes até o programa.

A dona de casa Maria do Socorro Magalhães contou que só consegue enxergar com óculos, mas há 03 anos espera por uma cirurgia. “O médico disse que era pra fazer a cirurgia, mas nunca fiz porque custa R$ 5 mil reais e pode ser até mais caro dependendo da lente e eu não tenho esse dinheiro”, narrou agradecendo a vinda do programa. “Mas graças a Deus veio esse mutirão e agora vou poder fazer sem pagar”, comentou.

“Estamos satisfeito. Muito bem tratado, isso é uma benção”, falou o senhor Antônio Vieira da Silva que veio da cidade de Juazeiro do Piauí.

O Prefeito Paulo Martins esteve na abertura dos trabalhos juntamente com o Secretário Estadual de Saúde, Francisco Costa, o Deputado Estadual Aluísio Martins, o vereador Professor Ribinha, o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Miranda entre outras lideranças.wesleypaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário