sábado, 20 de maio de 2017

IFPI lança cineclube em Campo Maior

No dia 17 de maio, o campus Campo Maior do Instituto Federal do Piauí realizou o lançamento do projeto Cineclube Fotógrafo José Medeiros na auditório da Instituição. O evento de inauguração contou com a presença do fotógrafo e cineasta Luciano Klaus, que apresentou, para servidores e alunos, o documentário "Iluminar o caminho" (2017) de sua autoria.

O documentário apresenta a experiência religiosa no bairro da Vila Operária em Teresina através do encontro de três mundos culturais distintos, a Irlanda, os Estados Unidos (países de origem dos religiosos) e do Brasil.

Após a exibição aconteceu um bate-papo entre o cineasta e os participantes. uma sessão de perguntas e respostas foi realizada com o diretor Luciano Klaus. Além da exibição do documentário piauiense, também aconteceu exposição fotográfica com obras e trajetória do fotógrafo José Medeiros organizada pelo professor Antônio Luis da Silva.

O coordenador do projeto Jaison Castro Silva enfatizou a importância do projeto e da participação do cineasta no lançamento para o reconhecimento da imagem e do cinema como fontes de conhecimento para todas as áreas do saber.





Além disso, o professor defendeu que iniciativas como essa levam o cinema e as possibilidades de saber nele contidos para o cotidiano das pessoas, que deixam, assim, de ver o mundo cinematográfico como algo distante de sua própria realidade.

O Cineclube que é de autoria dos professores Jaison Castro Silva e Antônio Vagner Ribeiro Lima e conta com o apoio de docentes e estudantes do campus, além de promotores culturais do município como o radialista Edilson Araújo, homenageia o fotógrafo José Medeiros, que, nascido em Teresina, revolucionou o fotojornalismo brasileiro na revista "O Cruzeiro", nos anos 1950, e, nos anos 1960, foi responsável pela fotografia de clássicos do movimento Cinema novo, como "A Falecida" (1965).

A programação do projeto conta com exibição de filmes quinzenalmente seguido de debate entre os participantes. Há previsão de exibição de filmes para a população campomaiorense e realização de oficinas para fomentar a produção audiovisual local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário