E assim encerraram os festejos de Santo Antônio Aparecido de Campo Maior, com fogos, banda de música, coroação de Santo Antônio, café solidário, missa dos pães ao meio dia e missa de encerramento com a coroação de Santo Antônio, às 18 horas do dia 13 de junho.
Os festejos, que se resumiram às missas e trezenas de Santo Antônio duraram treze dias e noites. Este ano, devido a pandemia pelo novo corona vírus, não aconteceu a parte social - com leilões e barracas nas praças. As trezenas foram celebradas com a igreja fechada e com a presença somente das pessoas que ajudaram na celebração litúrgica.
As celebrações e procissões foram realizadas como nos anos anteriores: teve procissão do mastro, da bandeira e da imagem do santo; aconteceram as trezenas para Santo Antônio, com a adoração do Santíssimo Sacramento e o ritual do botafumeiro, porém tudo de forma simbólica e transmitida virtualmente, através das redes sociais e rádios.
Santo Antônio, padroeiro de Campo Maior, foi festejado, como nunca o
fora nos mais de 300 anos de existência dos festejos. Foi uma festa sem
multidões, sem grandes eventos e, participada de casa.
Faltaram festas nas praças e nos clubes, mas aumentou a fé dos fiéis católicos e devotos do santo padroeiro de Campo Maior, que acompanharam as treze noites, rezando, cantando e louvando de suas casas, formando uma grande corrente de orações com a participação de pessoas de várias regiões e estados do Brasil.
Foi uma festa linda! Patrocinada pela Diocese de Campo Maior, com o apoio do Bispo Diocesano Dom Francisco de Assis Gabriel, organizada pelo pároco Padre Claudinei, padres das paróquias vizinhas e equipes de pastorais, entre estas a PASCOM- Pastoral de Comunicação, responsável por todas as transmissões eucarísticas, via internet e rádio. O festejo de Santo Antônio deixou saudade. Será lembrado por todas as pessoas que participaram e será contada e recontada por pessoas de várias gerações.
Veja algumas fotos da pagina da catedral de Santo Antonio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário