Estevão Faustino
Morreu aos 82 anos, na segunda-feira de 5 de outubro, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde fora internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), devido a complicações pulmonares, em consequência de uma queda que sofrera, na noite de sexta-feira,2, em sua residência.
Estevão Faustino foi um cordelista, escreveu vários poemas, nunca publicados. Um homem puro, trabalhador e cheio de sabedoria. Era viúvo, deixou filhos e netos.
domingo, 7 de março de 2010
Conheça Estevao Faustino - o poeta cordelista de Campo Maior
Estevão Fortes de Carvalho Faustino, nasceu em 15 de agosto de 1938, no lugar Venâncio, município de Campo Maior. Casou-se no dia 8 de agosto de 1956 com Antonia Monteiro de Carvalho- Totonha, 70 anos. Com sua esposa viajou por todo o Brasil, quando exercia o ofício de caminhoneiro. Morou em diversos estados até retornar para sua Campo Maior.Teve 9 filhos, criou todos, mas perdeu uma filha. Antes de ser caminhoneiro foi lavrador e vaqueiro. Conhece a terra muito bem e as agruras do homem do sertão.Nunca frequentou uma escola, aprendeu a ler e a escrever sozinho observando os outros; ele acha pouco, mas foi o suficiente para rascunhar poemas, muitos destes perdidos com o tempo.
Estevão Faustino é um cordelista que conta "causos", histórias e faz homenagens as pessoas queridas usando versos. Já fez versos até homenageando o Presidente Lula, de quem recebeu uma foto autografada como agradecimento. Mas o poema mais importante de sua vida ele o fez para a amada Totonha quando esta foi desenaganada pelos médicos, dois anos atrás, o qual foi intitulado "Deus Vai me Ouvir"
Bom dia nosso Deus
Do Senhor quero a bênção
Se eu pudesse lhe ouvir
Lhe pedia explicação
Quem não não ofende uma barata
Por que uma doença ingrata
Só Deus sabe a razão.
Minha mulher é portadora
De um câncer no peito
De tudo ela já sabe
A mentira eu não aceito
Pois ela estando ciente
De Deus fica carente
Pedindo pra dar um jeito
Nós só lembramos de Deus
Quando estamos aperreados
Com saúde e barriga cheia
Nosso Deus não é chamado
quando estamos doente
Deus não sai da mente
e seu nome é lembrado
........
Essa carta é pra Deus
E os amigos também
Seu pedido fortalece
Os anjos dizem amém
Me ajude a rezar
O recado vou mandar
Através da rádio 100.
Dois anos depois, com a mulher curada ele fez outro poema em agradecimento "Deus Me Escutou ".
Bom dia nosso Deus
Novamente lhe escrevendo
A primeira foi pedindo
a segunda agradecendo
Chorando desesperado
Lhe pedindo ajoelhado
E o Senhor estava vendo
......
Obrigado a meu Deus
Pela sua proteção
Curou a mãe de meus filhos
a mulher da minha paixão
Se não fosse meu Jesus
Estava usando a cruz
Morando debaixo do chão...
Estevão Faustino se orgulha da família, dos amigos e da casa nova com mais de sete cômodos feita para receber muitos visitantes. Goza de uma boa saúde, possui a pureza e alegria do homem do sertão. E para provar que vive de bem com a natureza cultiva plantas medicinais como o cachorro-pelado -avelós, uma planta tóxica mas que dependendo da forma como é preparada serve de medicamento para algumas doenças.Celular : 86 8831 9311.Maria Luselene.
Nenhum comentário:
Postar um comentário