Aulas gratuitas de música e canto
A Associação Juventude Católica, reuniu na noite de 14 de julho, colaboradores, patrocinadores e alunos dO Lar da Juventude para apresentação dos projetos desenvolvidos nessa casa de cultura. Crianças e jovens apresentaram o coral infantil, o coral jovem, coral Mater Dei e a primeira orquestra de violino do município.
O Lar da Juventude funciona na antiga cadeia pública de Campo Maior. Um edifício datado de 1856 que foi reformado ao longo de 4 anos, pelos jovens da juventude católica, com a ajuda de empresários e amigos apoiadores e e benfeitores da cultura. A reforma manteve a memória arquitetônica do prédio, destacando suas características mais marcantes: portas e janelas largas, com grades. Piso e teto foram mudados.
O Lar da Juventude foi contemplado, ano passado, com 200 mil da premiação "Maria da Inglaterra" - lançado pela Secretaria Estadual de Cultura - SECULT, para o setor cultural do Estado, com recursos oriundos da Lei Emergencial da Cultura Aldir Blanc, que visa a promoção dos agentes culturais, prejudicados pela pandemia da COVID-19.
O dinheiro da premiação foi usado para aquisição dos equipamentos musicais, de uma van, ainda, para a construção de uma cantina, climatização das salas de aulas e pagamentos dos professores, que começaram a trabalhar antes mesmo de concluída a casa.
O projeto atende a 200 crianças e jovens de 5 a 20 anos de idade, a quam são ofertadas aulas de violão, teclado, bombardino, clarinete, canto (coral) e Tuba. Funciona nos três turnos. As aulas são gratuitas.
O projeto Lar da Juventude - foi uma sementinha lançada pelos jovens católicos liderados pelo seminarista Gean Medeiros, concretizado com a ajuda de apoiadores e, somente com a ajuda destes poderá alcançar seu objetivo principal - a inclusão incessante de crianças e jovens, que atraídos pelas artes, possam dar sentido à sua vida e, promover mais paz, fé, esperança e amor ao próximo e a si mesmo.
Estiveram presentes no evento o Secretário Estadual de Cultura Fábio Novo. Foram homenageados pelo Lar da Juventude: Corinto Brasil - ..." Nosso acadêmico Corinto Brasil ... agraciado com a sala número 2 em seu nome pela Escola de Música "Lar da Juventude", mantida pela Diocese de Campo Maior, como a maior personalidade da música loca ..." por seu irmão Zé Vagner; João Sérgio - fundador da Banda Spacial, "que na segunda metade da década de 60, assumiu o papel de divisor de água na história musical do município de Campo Maior e Piauí.." "Antes dele, a profissão de músico tinha um jeito. Depois dele, o jeito era outro", nas palavras de sua filha Edna Gomes. Também foram homenageadas a professora, ex-vereadora, ex corista (da igreja) Ida Paz in memorian e a Irmã Natividade, pelo trabalho que vem desenvolvendo no Lar da Criança.
Vários colaboradores receberam tijolinhos simbólicos como forma de homenagem pelo respeito e confiança depositada no projeto.
músicos: Flávio Monte e Corinto Brasil |
Lions Clube Campo Maior - representado pelo Presidente e 1º Vice presidentes CCLL Ulisses e Iranildo |
Diretoras do Colégio Alfabetoc: Jesus Araújo e Gracinha Aragão |
Nenhum comentário:
Postar um comentário