quarta-feira, 11 de março de 2009

Senado realizou sessão solene para comemorar 186 de Batalha do Jenipapo

O Senado comemorou nesta quarta-feira (11), em sessão solene, os 186 anos da Batalha do Jenipapo. Com a presença do presidente do Senado, José Sarney, o ato foi aberto pelo 1º secretário, Heráclito Fortes, que é piauiense.

Discursaram ainda o senador Mão Santa (PMDB) e João Vicente Claudino, além do governador do Piauí, Wellington Dias. Os deputados Paulo Martins (PT), Paulo César Vilarinho e Antonio Félix, Kléber Eulálio (secretário de Governo) e Valério Carvalho (Secretário de Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Sedet), entre outros .

Discursaram ainda o senador Mão Santa (PMDB) e João Vicente Claudino, além do governador do Piauíu, Wellington Dias. Os deputados Paulo Martins (PT), Paulo César Vilarinho e Antonio Félix, Kléber Eulálio (secretário de Governo) e Valério Carvalho (Secretário de Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Sedet), entre outros

O combate travado em Campo Maior (PI), às margens do Rio Jenipapo, em 13 de março de 1823, foi decisivo para a independência do Brasil, afirmou o senador João Vicente Claudino (PTB-PI), autor da proposta para a homenagem.

O 3º secretário da Mesa, senador Mão Santa, que também é do Piauí, e o governador do estado, Wellington Dias, além do prefeito de Campo Maior, João Felix Andrade Filho, participaram da sessão. Os oradores, entre os quais o governador do Piauí e o presidente Sarney, analisaram o papel de brasileiros do Piauí, Maranhão e Ceará que atuaram naquela batalha para a garantia da integridade territorial do Brasil. João Vicente Claudino disse que a independência, conquistada mais pacificamente no centro-sul do país, foi alcançada nas províncias do Norte "com armas e sangue"...alepi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário