Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram a VI Festa da Melancia, sábado, 07.03, na localidade Tamarindo, município de Jatobá do Piauí, que fica a cerca de 56 Km de Campo Maior.
A festa, promovida pelos agricultores, com o apoio do poder municipal, é uma forma de comemoração e agradecimento pela boa safra. No Jatobá há cerca 70 agricultores e 400 hectares de área plantada; nesta época o município exporta uma média de 180 mil quilos de melancia por dia e é reponsável por 20% da produção de todo Estado.(portalcampomaior).
Como parte da programação da festa, aconteceram palestras para os agricultores; concursos para escolher a maior melancia; dança da melancia, na qual mulheres e homens dançavam equilibrando uma melancia na cabeça.
As pessoas também poderam saborear pratos feitos a base de melancia, como o sorvete, o mel de melancia e a paçoca afrodisíaca feita com carne-de-sol, farinha, semente melancia, abóbora e gergelim.
De acordo com o consultor do Sebrae, Eduardo Ventura, a polpa vermelha é rica em licopeno (antioxidante que depois de ingerido é armazenado no fígado, pulmões, próstata, cólon e pele e é utilizado no combate ao câncer de próstata), mas a propriedade afrodisíaca está presente na parte branca da melancia.(acessecampomaior).
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário