A população de Campo Maior já sofreu vários tipos de viroses desde que começaram as chuvas.Durante os meses chuvosos os hospitais ficam lotados. Há pessoas com todo tipo de infecções e gripe. As crianças são as que mais padecem. No ano passado muitas pessoas apresentaram conjuntivite. Este ano observaram-se mais os casos de vômitos, diarréia e gripe.
Também é comum neste período as pessoas serem atacadas por potós, insetos que expelem um líquido cáustico que queima a pele e deixa marcas quando a queimadura não é tratada adequadamente.
Recomenda-se às pessoas atacadas pelos potós lavar a pele imediatamente após o contato com o inseto, mas caso a pessoa só venha a perceber que foi atingida posteriormente, quando aparecer a mancha vermelha, deve-se lavar o local com sabonete antisséptico duas vezes ao dia.As pessoas atingidas pelo líquido cáustico do potó não podem tomar sol no local atingido.
Os principais locais que o inseto atinge são as dobras de pernas e braços, pescoço e região facial, próximo ao olho. Nos casos menos graves uma pomada cicatrizante resolve, nos graves, deve-se procurar um médico. (sistemaodia.com).
Muitas doenças epidêmicas, endêmicas e pandêmicas podem ser evitadas com as seguintes medidas:
- ao tossir ou espirrar cobrir o nariz e a boca com lenço, de preferência descartável;
-evitar locais com aglomeração de pessoas;
-evitar contato direto com pessoas doentes;
-não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
-evitar tocar olhos, nariz ou boca;
-lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
-Procurar assistência médica; não usar medicamentos sem orientação médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário