domingo, 29 de agosto de 2010

Jornalistas especialistas em turismo visitam Campo Maior

Uma equipe de jornalistas de São Paulo, Curitiba e  Brasília  almoçou com o Presidente da PIEMTUR Marco Bona em sua residência no Sítio Ilha, na comunidade Alto do Meio, cerca de 6 km do centro de Campo Maior, sábado, quando retornava de uma série de visitas que fazia pelo estado do Piauí. Os jornalistas vieram ao Piauí para fazer um levantamento dos pontos turísiticos do estado como parte de uma campanha  da CTI Nordeste, que tem como objetivo transformar todos os estados do nordeste em um único destino turístico. Os jornalistas  ciceroneados por técnicos da Piemtur visitaram Sete Cidade,  São Raimundo Nonato, Paraníba, Barra Grande e, a pedido do presidente de Marco Bona, que é campomaiorense, também  Campo Maior.

Os jornalistas vieram a convite da Horus Comunicação Integrada Ltda.- empresa de assessoria e planejamento em comunicação, que foi contrada por uma empresa de marketing, ambas de São Paulo.Todo o material da pesquisa será utilizado em campanhas de divulgação da região, em eventos que serão realizados nas cidades do sul, sudeste e até fora do Brasil.

Os jornalistas ficaram encantados com o que viram e conheceram no Piauí, principalmente com as belezas naturais, com a preservação da natureza e receptividade do povo piauiense. Na opinião de Solange Comanele - assessora de Imprensa da Hourus,  o povo do nordeste passa carinho para os visitantes e tem um amor muito grande pela sua terra, pela sua história. "O nível de hotelaria é bem condizente, aqui o turista vai ser bem recebido, vai comer bem e ser bem acomodado. Eu me encantei",  afirmou Solange.

Ângelo da Gazeta do Povo, de Curitiba, disse que ficou surpreendido com a riqueza histórica, segundo ele,  o Piauí tem detalhes muito distantes da sua realidade. Ele conheceu os sítios arqueológicos, a ecologia e o que lhe chamou a atenção foi o cuidado que as pessoas daqui têm com a preservação da natureza,  "nunca tinha visto praias tão limpas". No Piauí há muitas coisas diferentes fora do âmbito de praia. Barra Grande para ele é um local muito bonito e, como no estado há ausência de chuvas, o clima é favorável para quem quer ficar na praia.Ele citou a hospitalidade das pessoas como um grande diferencial da região . 

Kelly Zucatelli, do Diário do Grande ABC, São Paulo, achou o Piauí surpreendente, e  que a visão que  tinha  do estado foi desmitificada ao chegar aqui. " O litoral é muito bonito, Teresina  atende bem e é muito cativa, as praias são bem preservadas, com relação Barra Grande, segundo ela,  é importante que permaneça sem estrutura balneária para que se conserve bem cuidada e como opção para quem procura  privacidade. Os governos estaduais e municipais precisam melhorar a estrutura, abrir mais o mercado de trabalho, oferecer incentivos para os artesãos e fazer um trabalho maior de divulgação. Há muitas riquezas que precisam ser mostradas.O paulista é aberto, vai para onde é atraído, acrescentou.

Roberto de Sousa do Correio Brasiliense disse que não tinha interesse de conhecer o Piauí, mas gostou dos lugares visitados e que Sete Cidades foi o lugar que mais lhe impressionou.

Na opinião de todos os jornalistas, o  Piauí  tem muito o que oferecer para os turistas: lugares maravilhosos, história, gastronomia, praias tranquilas e bem preservadas, além da hospitalidade.

Faziam parte da equipe também as jornalistas: Kleber Gutierrez, Diário do Comércio, Gabriela da Revista Natureza, Tárcia Oresthe da Agência Porto de notícias, Domingos Historiador e guia (Piauí). 
                               Solange Comanele,  Kelly Zucatelli, Ãngelo e Roberto de Sousa.









Nenhum comentário:

Postar um comentário