O estado repassou para o município de Campo Maior cerca de 400 alunos do ensino fundamental, e, ainda cedeu os prédios onde funcionam as escolas: Cariri, Marion Saraiva e Monsenhor Mateus, que receberão os alunos da Creche José das Neves, Creche do Matadouro e Mariema Paz respectivamente. Tal medida faz parte processo de municipalização do ensino fundamental que ficou definido em uma reunião realizada na tarde dessa segunda-feira, 07/01, entre o secretário de Educação do Piauí, Atila Lira, e o prefeito campomaiorense Paulo Martins. Assim, o ensino fundamental aos poucos passará a ser competência do município como manda a lei.
O prefeito Paulo Martins explica que essa integração vai permitir que a educação agora em Campo Maior seja compartilhada, ou seja, tanto Estado como Município usem a mesma estrutura para acomodar os alunos. “Essa integração vai permitir que os alunos que estudam em escolas com pouca estrutura do município sejam redirecionados para estruturas melhores do Estado”, detalhou o gestor.portalcampomaior.
Entendo, que tal integração beneficiará principalmente o ensino médio, uma vez que os alunos que concluem o fundamental se dispersam, na sua maioria, muitos procuram outras escolas, outros se acomodam e não complementam sua formação básica. Uma mesma escola oferecendo os dois níveis de ensino mantém os alunos por mais tempo, visto que as etapas se sucederão ininterruptamente.
Após a reunião do Secretário Municipal de Educação Professor Ribinha com a gerente de educação Nair Moraes e Secretário Estadual de Educação Professor Átila Lira, também ficou decidido o início do ano letivo para o mês de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário