O artigo desta semana versa sobre o tema: CHOQUE ANAFILÁTICO (ANAFILAXIA), pelo médico-pediatra Dr. Edmilson Lopes de Miranda, colaborador deste blog, que de forma simples vem esclarecer sobre diversos assuntos relacionados a pediatria.
"Diversas substâncias podem causar o Choque Anafilático, entre as quais medicamentos de um modo geral, alimentos, imunizações, picadas de insetos, radiocontrastes, látex, dentre outros fatores desconhecidos. Ressalto por exemplo no caso das imunizações, se a pessoa é alérgica a ovo, ela não poderá tomar as vacinas que são produzidas em embrião de pinto, como é caso da vacina contra a influenza e principalmente contra a febre amarela.
É importante no momento de fazermos qualquer medicamento em um paciente, procurar saber a história de alergia do paciente a alguma substância, porém não quero dizer com isso que o paciente estará livre de apresentar um choque anafilático, pois a quantidade de substâncias alérgenas é grande e variada.
O choque anafilático pode ser rapidamente revertido no ambiente hospitalar, desde que a emergência tenha os medicamentos adequados para atender prontamente o paciente, além dos equipamentos de ressuscitação requeridos para um urgência funcionar plenamente. Digo isto porque a maioria dos casos ocorrem com medicações intravenosas que só devem ser feitas em Hospital.
Todos devem ter muito cuidado com as acusações de um ou de outro, antes da devida comprovação da causa.
Dr. Edmilson de Miranda- médico-pediatra, também foi socorrista, intensivista e atuou também no SAMU aéreo.
Gosto muito dos textos do Dr. Edmilson Miranda. Ser médico é ter a capacidade de diminuir a dor das pessoas, tratando todos os pacientes com a mesma igualdade.
ResponderExcluirUma boa noite e saúde para todos.
hl/p